ISBN: 978-65-86013-29-0


Descrição: A obra “Coletânea Conhecimento e Inovação - Volume 1” foi concebida diante artigos científicos especialmente selecionados por pesquisadores da área.
Os conteúdos apresentam considerações pertinentes sobre os temas abordados diante o meio de pesquisa e/ou objeto de estudo. Desta forma, esta publicação tem como um dos objetivos, garantir a reunião e visibilidade destes conteúdos científicos por meio de um canal de comunicação preferível de muitos leitores.
Este e-book conta com trabalhos científicos interdisciplinares, aliados às temáticas das práticas ligadas a inovação, bem como os aspectos que buscam contabilizar com as contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização das metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.

Organizador: Jader Luís da Silveira

Autores: Bianca Ferreira de Araujo; Cálita Fernanda de Paula Martins; Daiana dos Santos Silva Menendez; Dílson César Devides; Gil Derlan Silva Almeida; Helloisy Maria Costa Dias; João Gabriel Dias Sousa; Joildo Sousa Costa de Oliveira; Jonilson Silva Dias; Kalinka Maria Leal Madeira; Larissa Nascimento de Oliveira; Lavínia Izidoro Martins; Leonete Cunha Fernandes; Luanda Dantas Sampaio; Maísa dos Santos Souza; Maria Alcione dos Santos; Maria de Fátima dos Santos Barros; Maria Verônica Monteiro Lima; Rafaela Martins da Silva; Roney Roberto de Melo Sousa; Ubiratan Costa Pereira; Vanessa Nascimento Almeida; Zeli Miranda Gutierrez Gonzalez.

Capítulos
Capítulo 1
PROCLAMANDO A LIBERDADE COM INSUBMISSÃO: A RESISTÊNCIA NA TRILOGIA JOGOS VORAZES
Luanda Dantas Sampaio; Gil Derlan Silva Almeida  

Capítulo 2
ANÁLISE DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS YEÍSMO E VELARIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA E INCLUSIVA
Maria de Fátima dos Santos Barros; Larissa Nascimento de Oliveira; Kalinka Maria Leal Madeira; João Gabriel Dias Sousa; Maria Verônica Monteiro Lima  

Capítulo 3
O LUGAR DA FONÉTICA, FONOLOGIA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LD: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6º ANO APROVADOS PELO PNLD 2020
Larissa Nascimento de Oliveira; João Gabriel Dias Sousa; Maria de Fátima dos Santos Barros  

Capítulo 4
A IMPORTÂNCIA DA TERTÚLIA DIALÓGICA LITERÁRIA E A INTERFACE COM O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NAS AULAS DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Leonete Cunha Fernandes  

Capítulo 5
AS PROSÓDIAS DA PALAVRA “USUÁRIO” SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA DE CORPUS
Zeli Miranda Gutierrez Gonzalez; Maísa dos Santos Souza  

Capítulo 6
FORÇA INERCIAL DE CORIOLIS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENTRE FÍSICA E GEOGRAFIA
Ubiratan Costa Pereira; Roney Roberto de Melo Sousa  

Capítulo 7
TRANSIÇÃO POLÍTICA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA: ENTRE O SILÊNCIO E O RESGATE
Lavínia Izidoro Martins  

Capítulo 8
A POESIA SLAM COMO RECURSO LITERÁRIO E INTERCULTURAL DE VALORIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria Alcione dos Santos; Rafaela Martins da Silva  

Capítulo 9
CULTURA INFANTIL NO CONTEXTO DO CIBERESPAÇO: RESSIGNIFICAÇÃO MIDIÁTICA NO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS
Cálita Fernanda de Paula Martins; Dílson César Devides  

Capítulo 10
SOBRE NÃO SER A PRINCESA PERFEITA DA DISNEY: A REPRESENTAÇÃO FEMININA DA PERSONAGEM MULAN (1998) À LUZ DOS ESTUDOS FEMINISTAS
Bianca Ferreira de Araujo  

Capítulo 11
USO DO PADLET COMO ENSINO E APRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Jonilson Silva Dias; Helloisy Maria Costa Dias  

Capítulo 12
A UTILIZAÇÃO DO FILME MUSICAL MAMMA MIA (2008) COMO FERRAMENTA TÉCNICA NA LÍNGUA INGLESA
Vanessa Nascimento Almeida; Joildo Sousa Costa de Oliveira  

Capítulo 13
O LAR E A FAMÍLIA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE HANNAH ARENDT
Daiana dos Santos Silva Menendez  

AUTORES