ISBN: 978-65-5492-015-5

DOI: 10.5281/zenodo.8137428

Descrição: É com grande satisfação e entusiasmo que apresentamos o Caderno de Resumos do II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó (ECNM). O II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó (ECNM) contou com a realização de palestras e minicursos que ocorreram de maneira remota.
Assim sendo, o principal objetivo do evento foi proporcionar situações de dialogicidade entre discentes, docentes e profissionais das diversas áreas da educação, incluindo Biologia, Química e Física. Além disso, o evento contou com a apresentação de trabalhos que possibilitaram também momentos de discussões.
O II ECNM representa um momento de celebração do conhecimento, da colaboração e do intercâmbio de ideias. Ao longo desses dias de evento, compartilhamos experiências, estimulamos discussões e fomentamos o pensamento crítico. No primeiro dia do evento, 10/06/2023, foram abordadas as temáticas “Escrita Científica” e “Produções de materiais didáticos pautados na interdisciplinaridade”. No segundo dia do evento, 11/06/2023, foram abordadas as temáticas “Arqueoastronomia e o Ensino de Física: uma proposta de oficina para o Ensino Médio”; “Contaminação de mercúrio em rios amazônicos” e “Produção de Mapa no Qgis”.
Nossos agradecimentos especiais aos palestrantes, revisores, comitê organizador e, principalmente, aos participantes, que tornaram possível a concretização deste encontro. A troca de conhecimentos e a diversidade de perspectivas enriqueceram o ambiente acadêmico e incentivaram novas investigações e colaborações. Que o legado do II Encontro de Ciências da Natureza no Marajó perdure e inspire novas gerações.

Organizadores: Josiney Farias de Araújo; Naiana Silva de Lima; Leandro Marques Correia; Simonny do Carmo Simões Rolo de Deus.

Capítulos
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NAS ESCOLAS DE BREVES
DIVULGAÇÃO DE UM PROJETO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DE FEIRA CIENTÍFICA NA REGIÃO MARAJOARA
O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA: UMA PROPOSTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O USO DE SIMULAÇÕES VIRTUAIS COMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
LETRAMENTO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA LITERATURA INFANTIL
QUESTÕES SOBRE O SUICÍDIO NO MARAJÓ OCIDENTAL: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS À LUZ DO PROJETO JUNTOS PELA VIDA
SCRATCH COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM DA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DA QUÍMICA
O PAPEL DAS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ÂMBITO DA EXPERIMENTAÇÃO
A INFLUÊNCIA DAS FAKE NEWS SOBRE A VACINA DA COVID-19 NOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 
FERRAMENTAS INTERATIVAS (MENTIMETER) NO ENSINO DE FÍSICA, NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
COSMOLOGIA E FÍSICA DE PARTÍCULAS: ENTENDENDO O UNIVERSO PELO MODELO PADRÃO
O USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): no processo de formação do curso de Ciências Naturais no baixo Tocantins.
ANIMAIS SILVESTRES UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO DE MORADORES DA COMUNIDADE MILHANS, MUNICÍPIO DE GEMINIANO, PIAUÍ
O USO DE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE RURAL DO BAIXO TOCANTINS
UMA PERSPECTIVA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE ANATOMIA VEGETAL
ARQUEOASTRONOMIA E O ENSINO DE FÍSICA: PROPOSTA DE OFICINA PARA O ENSINO MÉDIO