ISBN: 978-65-84525-32-0


Descrição: A obra nos remete a linhas de leituras e pesquisas, as quais são fundamentais e que norteiam o conhecimento atrelado a prática; os trabalhos científicos aqui apresentados, estão todos ligados às Letras, a Linguística e a Literatura, com excelentes contribuições de autores, que se utilizaram de muitos objetos de estudo para que essa contribuição fosse de fato positiva e tivesse um resultado significativo no que tange a área estudada.
É de extrema importância lembrar que as Letras, a Linguística e a Literatura possuem papeis fundamentais na vida do ser humano, estando vinculada à sociedade em que se origina; um instrumento de comunicação e de interação social, que cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade dentro da sociedade.
A obra apresenta linhas de estudos, dos quais muitos profissionais se deparam em suas carreiras e assim ajudará a desenvolver e otimizar as atividades propostas, disponibilizando as contribuições necessárias, para que o sucesso chegue juntamente com o conhecimento atrelado a prática.
Esperamos que os diferentes enfoques e pontos de vista, compartilhados pelos autores desta obra, possam contribuir com mais discussões e novas informações sobre Letras, Linguística, Literatura e seus discursos com a cultura, a sociedade e a história, dentro da Educação, bem como no âmbito da pesquisa, da extensão, e de várias outras metodologias que inovem as instituições de ensino, contribuindo para a formação de profissionais que capacitados que contribuam em sua área de atuação.

Organizadores: Resiane Paula da Silveira e Jader Luís da Silveira

Autores: Aline Pereira Sousa; Bruno Krakauer Ribeiro; Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva; Cibele Gadelha Bernardino; Daniela Fernanda Roseno de Souza; Denise de Souza Assis; Fábio Alves Prado de Barros Lima; Janaína Buchweitz e Silva; Jéssica Gomes de Oliveira; Jessica Soares Dantas Fernandes; João Gabriel Dias Sousa; Larissa Nascimento de Oliveira; Leonardo da Cunha Sousa; Manassés Morais Xavier; Márcia Maria de Melo Araújo; Maria de Fátima dos Santos Barros; Maria de Fátima Silva Santos; Mikelane Almeida do Carmo Gomes; Miriam Carla Batista de Aragão de Melo; Raquel Cristina Ribeiro Pedroso; Roberto Carlos Farias de Oliveira; Thátilla Ruanna Dias Bezerra.

Capítulos
Capítulo 1
VOZES PANDÊMICAS: AS RELAÇÕES DIALÓGICO-DISCURSIVAS SOBRE A COVID-19 NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK E INSTAGRAM
Fábio Alves Prado de Barros Lima; Manassés Morais Xavier

Capítulo 2
A (IN)VISIBILIDADE FEMININA NO UNIVERSO LITERÁRIO DO CORDEL
Miriam Carla Batista de Aragão de Melo 

Capítulo 3
O DISCURSO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ACERCA DE ARTES/TEATRO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE
Roberto Carlos Farias de Oliveira 

Capítulo 4
“VIVA O BRASIL! VIVA O POVO BRASILEIRO!”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE TWEETS DE JAIR BOLSONARO SOBRE A CELEBRAÇÃO DO 7 DE SETEMBRO
Denise de Souza Assis; Jéssica Gomes de Oliveira 

Capítulo 5
LETRAMENTO LITERÁRIO, TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO E REFLEXÕES
Daniela Fernanda Roseno de Souza; Thátilla Ruanna Dias Bezerra; Jessica Soares Dantas Fernandes; Bruno Krakauer Ribeiro; Márcia Maria de Melo Araújo 

Capítulo 6
O SABER E O FAZER NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Célia Maria Medeiros Barbosa da Silva; Maria de Fátima Silva Santos 

Capítulo 7
UMA ANÁLISE SOCIORRETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO À LUZ DE CULTURAS DISCIPLINARES: COMO A ÁREA JURÍDICA DIALOGA COM LITERATURA PRÉVIA EM SUAS PESQUISAS
Aline Pereira Sousa; Cibele Gadelha Bernardino 

Capítulo 8
A FORÇA DO CANTO FEMININO NO UNIVERSO LITERÁRIO DO CORDEL
Miriam Carla Batista de Aragão de Melo 

Capítulo 9
MACHADO DE ASSIS E AURÉLIO DE FIGUEIREDO: ALGUNS DIÁLOGOS
Raquel Cristina Ribeiro Pedroso; Mikelane Almeida do Carmo Gomes

Capítulo 10
IMAGENS, PALAVRAS, FERIDAS: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E FOTOGRAFIA EM O CORPO INTERMINÁVEL
Janaína Buchweitz e Silva 

Capítulo 11
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL MICROSOFT TEAMS
Larissa Nascimento de Oliveira; Maria de Fátima dos Santos Barros; João Gabriel Dias Sousa; Leonardo da Cunha Sousa 

AUTORES